Memórias da Tertúlia Romântica (1999-2008)

Memórias da Tertúlia Romântica

(1999-2008)

Este blog foi criado com o objetivo de resgatar a memória dos participantes da Tertúlia Romântica no CMPA nos anos entre 1999 e 2008. Refazer caminhos, narrar episódios e conhecimentos dessas vivências nos ajudará a descrever o que significou e ainda significa na vida de vocês, ex-alunos, essa prática interdisciplinar.

Caros ex-alunos e professores, este espaço é seu: publique aqui sua experiência nessa prática educativa, enviando comentários, vídeos, audios e fotos de sua participação.

Clique AQUI para abrir uma sugestão de roteiro para o seu depoimento.

04 julho, 2012

Depoimento da Professora de Literatura: Helena Friedrich


HELENA FRIEDRICH - Professora de Literatura CMPA
Eu era a professora de Literatura dos segundos anos em 1999..  No primeiro semestre, trabalhando o Romantismo, chamou-me a atenção, numa turma, um grupo de meninas que sentia muito prazer em declamar os poemas de Gonçalves Dias, Álvares Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves. Convidei-as, então, a declamar para as outras turmas, reunindo duas ou três turmas no Salão Brasil. A receptividade foi tão boa, o interesse foi tão grande, que acabei juntando todas as turmas de segundo ano, e, após, convidando a professora Eva para unir-se a nós, num trabalho interdisciplinar de Literatura e História. Assim nasceu o" primeiro Sarau"  já no  próximo ano, o evento recebeu o nome de Tertúlia Romântica. O seguimento todos conhecem.
Creio que seria repetitivo escrever aqui os objetivos de um  trabalho desse tipo e os comportamentos dos alunos que a Profª Eva e eu sentimos que poderíamos alcançar com as tarefas, desde a preparação e ensaios até a apresentação final.
A Tertúlia consistiu numa alternativa inovadora de produção cultural no cotidiano escolar.  Nossos alunos estavam estudando História e Literatura, entrando em contato com fatos históricos e com obras importantes da nossa tradição literária, e ler, selecionar, escrever, representar, interpretar esses fatos e essas obras em vez de simplesmente estudá-las parecia-nos não apenas alternativa inovadora mas também mais atraente, oferecendo possibilidades de grande sucesso na aprendizagem.
Hoje, lendo os depoimentos de nossos ex-alunos, posso concluir que, realmente, essa aprendizagem foi alcançada e bastante valorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu depoimento.