Memórias da Tertúlia Romântica (1999-2008)

Memórias da Tertúlia Romântica

(1999-2008)

Este blog foi criado com o objetivo de resgatar a memória dos participantes da Tertúlia Romântica no CMPA nos anos entre 1999 e 2008. Refazer caminhos, narrar episódios e conhecimentos dessas vivências nos ajudará a descrever o que significou e ainda significa na vida de vocês, ex-alunos, essa prática interdisciplinar.

Caros ex-alunos e professores, este espaço é seu: publique aqui sua experiência nessa prática educativa, enviando comentários, vídeos, audios e fotos de sua participação.

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17 julho, 2012

Depoimento da Professora de História: Silvana Schuler Pineda


SILVANA SCHULER PINEDA - Professora de História do CMPA
As minhas memórias sobre a Tertúlia são repletas de emoção.
Emoções de todo o tipo: saudade, alegria, ansiedade, esperança...
Lembro que assisti à primeira Tertúlia com muita expectativa.
E desde então, em todas que aconteceram, sempre me deslumbrou a maneira como nossos jovens estudantes se revelavam de forma tão diversa naquela construção coletiva pedagógica.
Jovens aparentemente tímidos se mostravam grandes dançarinos, declamadores, atores, poetas, artistas.
A Tertúlia guardava em si a possibilidade de educação das sensibilidades, algo que deveria ser rotineiro na experiência escolar.
Nos anos de 2007 e 2008, como professora de História do segundo ano, participei da criação da Tertúlia, juntamente com Eva e Ione.
Pude vivenciar a construção do projeto, seu alcance e a forma como aquela proposta evidenciava os próprios limites e contradições do projeto pedagógico da escola.
Nem todos os integrantes do CMPA conseguiam entender a complexidade de uma proposta que se propunha coletiva, sensível, que reorganizava as atividades de sala de aula a partir das necessidades que se apresentavam diante da múltipla tarefa de estudar de forma criativa os também múltiplos significados do século XIX.
Oficinas de dança, cultura indígena e tantas outras oportunizavam aprofundar conhecimentos fundamentais, mas pouco trabalhados na organização disciplinar dos saberes escolares.
Encantava-me, também, trazer ao CMPA as famílias dos nossos estudantes para participarem de momentos como aqueles.
Era um momento de aplaudir os filhos, perceber neles outros talentos e a possibilidade de testemunhar seus filhos criando beleza na e através da experiência escolar.
Experiência estética indelével para nossos estudantes...

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