Entre as experiências que vivenciei nas salas de aula do CMPA, no 2º ano do Ensino Médio, a mais significativa foi, sem dúvida, a realização de a Tertúlia Romântica. Essa atividade oportunizou extrapolar os conteúdos teóricos, vivenciando no presente a realidade ficcional das obras literárias do Século XIX e oportunizando a expressão criativa de nossos alunos.
Sabemos que o distanciamento histórico dos autores desse período faz com que os alunos sintam-se pouco atraídos pela leitura dessas obras, não só pela linguagem com que se expressam aqueles escritores, mas também porque falta ao jovem estudante a maturidade necessária para se reportar ao passado e ver aquela realidade sob um outro olhar: crítico e contextualizado.
Ao solicitarmos a representação cênica dessas obras, associada ao contexto histórico-social, o aluno foi conduzidos a pesquisar aspectos relacionados não só à Literatura, mas ainda à História, à Geografia e à Arte, entre outras. Isso lhes oportunizou, além do enriquecimento cultural, a satisfação e o prazer da aprendizagem ativa e participante.
Em nenhum outro momento realizou-se, nas salas do CMPA, um trabalho com tanto envolvimento, entusiasmo e participação efetiva de todos os alunos de uma série junto com seus professores, concretizando o que tanto se apregoa sobre a educação e seus objetivos: a interdisciplinariedade.
Sabemos que o distanciamento histórico dos autores desse período faz com que os alunos sintam-se pouco atraídos pela leitura dessas obras, não só pela linguagem com que se expressam aqueles escritores, mas também porque falta ao jovem estudante a maturidade necessária para se reportar ao passado e ver aquela realidade sob um outro olhar: crítico e contextualizado.
Ao solicitarmos a representação cênica dessas obras, associada ao contexto histórico-social, o aluno foi conduzidos a pesquisar aspectos relacionados não só à Literatura, mas ainda à História, à Geografia e à Arte, entre outras. Isso lhes oportunizou, além do enriquecimento cultural, a satisfação e o prazer da aprendizagem ativa e participante.
Em nenhum outro momento realizou-se, nas salas do CMPA, um trabalho com tanto envolvimento, entusiasmo e participação efetiva de todos os alunos de uma série junto com seus professores, concretizando o que tanto se apregoa sobre a educação e seus objetivos: a interdisciplinariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque aqui seu depoimento.